top of page

CCJ promove debate sobre redução da idade mínima para trabalhar


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) promove audiência pública hoje, às 9h30, sobre as propostas que reduzem o limite mínimo de idade para o trabalho (PEC 18/11 e apensadas).

Atualmente, a Constituição proíbe o trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos jovens com 16 e 17 anos. E permite, em caráter excepcional, a contratação do adolescente com 14 e 15 anos, desde que seja na condição de aprendiz. Quatro propostas em análise na CCJ autorizam o trabalho já a partir dos 14 anos.

A audiência foi solicitada pelos deputados Alessandro Molon (PT-RJ), Esperidião Amin (PP-SC) e Luiz Couto (PT-PB). Será o segundo debate sobre o tema – no primeiro, realizado há um mês, as autoridades ouvidas defenderam que a redução da idade mínima para o trabalho implicará retrocesso social.

Foram convidados para o debate desta terça: - o auditor fiscal do Trabalho, representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Alberto Souza; - o secretário de Movimentos Sociais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Carlos Rogério Nunes; - o advogado da divisão Sindical da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Roberto Luis Lopes Nogueira; - a advogada da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fernanda de Menezes Barbosa; - a representante da Força Sindical na Coordenação Colegiada do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do trabalho Infantil, Antonio Dantas; - a coordenadora-geral da Convivência Familiar e Comunitária da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria Izabel da Silva; - a presidente do Projeto Ampliar, Maria Helena Mauad.

A audiência será realizada no plenário 1.

Íntegra da Proposta: PEC 18/2011

Conteúdos relacionados:

Permissão para adolescente trabalhar a partir dos 14 anos causa polêmica na CCJ (link)

OIT vê retrocesso em propostas que reduzem idade mínima para o trabalho (link)

Câmara aprova multa maior para trabalho ilegal de adolescente (link)

PECs que reduzem idade para o trabalho ferem cláusula pétrea, diz procurador (link)

Comissão aprova redução de jornada de trabalho para jovem aprendiz (link)


Conrado Ramazini
Perito Contábil
CRC SP260301

Formado em Ciências Contábeis (2011), atuando como Perito Contábil Assistente e Judicial desde 2012, após diversas experiências nas áreas financeira e administrativa.

bottom of page