top of page

E-book “Liberte-se das dívidas!” combate o endividamento em tempos de crise


O cidadão comum é o que mais sofre em tempos de crise. Muitas vezes por não conseguir lidar com a dinâmica agressiva do mercado, não planejar a longo prazo e até mesmo lidar mal com seu próprio psicológico. É por isso que o promotor de justiça do consumidor e idealizador do portal “Educação Financeira para Todos”, Lélio Braga Calhau, lança nesse mês o e-book “Liberte-se das dívidas!”, com o intuito de ajudar o consumidor comum a se livrar para sempre do endividamento.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio, o percentual de famílias que relataram ter dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros alcançou 61,9% em julho de 2015, o que representa uma queda em relação aos 62% observados em junho de 2015, como também em relação aos 63% de julho de 2014. Mas isso ainda não é o bastante.

O elevado grau de endividamento das famílias com dívidas graves, como o cartão de crédito e cheque especial, tem causado grande sofrimento aos consumidores e seus familiares. “Em muitos casos, os consumidores podem adoecer e entrar, inclusive, em depressão profunda por conta do super endividamento”, conta o autor do livro e promotor de justiça de defesa do consumidor de Minas Gerais, Lélio Braga Calhau.

Para ajudar a combater o endividamento dos consumidores e apoiar a busca permanente por um equilíbrio financeiro da população, Lélio criou em 2014 o portal "Educação Financeira para Todos" onde por meio de postagens, vídeos, e-books e arquivos de áudio, repassa diariamente dicas concretas sobre direitos do consumidor e educação financeira. O novo livro digital faz parte dessa iniciativa.

O livro se baseia em um estudo aprofundado sobre o comportamento e situação financeira do cidadão brasileiro e do próprio país. “No passado ocorreu um crescimento na oferta do crédito e não houve, ao mesmo tempo, a preparação do consumidor para adotar cautela quando tomasse crédito”, relata Lélio. Quem nunca teve crédito, acabou tomando decisões econômicas ruins, que só foram sentidas meses ou anos depois.

Com a crise econômica, a situação se agravou, pois muitos consumidores, que já estavam endividados, perderam emprego, outras fontes de rendas, tiveram suas despesas aumentadas, não foram incentivados a construir uma "reserva de emergência" e ficaram sem alternativas para pagar até as contas básicas. "O consumidor brasileiro viveu um paradoxo sem precedentes. Foi incentivado a gastar sem refletir e quando mais precisou de auxílio, veio a crise, e o mercado retirou o crédito abundante dos anos anteriores, deixando ele em situação de grande endividamento. Os número da pesquisa da Confederação Nacional do Comércio são alarmantes", diz Lélio.

O autor, que também é graduado em psicologia, está em seu terceiro e-book. “Liberte-se das dívidas!" traz um linguajar bem popular e direto, com dicas concretas sobre os cuidados que o consumidor deve ter com os gastos supérfluos, despesas do dia a dia, perigos da ostentação, cuidados com os "apelos do marketing", golpes financeiros e, em especial, da necessidade contínua do consumidor zelar pelo seu equilíbrio financeiro.

O livro nos mostra que acima de tudo a virada financeira positiva na vida do consumidor decorre de uma mudança de comportamento verdadeira e não apenas do fato de se ganhar mais dinheiro. Quem ganha mais e gasta mais, fica na mesma. É preciso reconhecer a gravidade da situação e querer mudar, antes de tudo. Dói muito, mas dá certo. Basta querer e se dedicar, que os resultados começarão a surgir em poucos meses.

Os e-books, e demais materiais, podem ser baixados gratuitamente no site www.educacaofinanceiraparatodos.com

Sobre a Educação Financeira para Todos: Criado e mantido por Lélio Braga Calhau, Promotor de Justiça do Consumidor no Ministério Público de Minas Gerais, o Portal promove conteúdo gratuito sobre planejamento financeiro. Sua missão é conscientizar os consumidores brasileiros através de artigos, cases, vídeos e reflexões sobre gastos sem planejamento.


Conrado Ramazini
Perito Contábil
CRC SP260301

Formado em Ciências Contábeis (2011), atuando como Perito Contábil Assistente e Judicial desde 2012, após diversas experiências nas áreas financeira e administrativa.

bottom of page