top of page

Começam as Inscrições para a Semana Nacional de Conciliação


Quer resolver uma pendência na Semana Nacional de Conciliação, que acontece de 23 a 37 de novembro? Então fique atento: as inscrições começam nesta terça-feira (8) e vão até 12 de outubro pela página www.tjsp.jus.br/conciliar.

Para o mutirão de casos pré-processuais, realizado todos os anos no Parque da Água Branca, na Capital, serão aceitos casos envolvendo divórcio, conversão de separação em divórcio, definição de guarda e visita dos filhos, pensão alimentícia, reconhecimento espontâneo de paternidade e dissolução de união estável. Já para o reconhecimento de união estável não será necessário cadastramento. Um dos dias (26/11) será reservado exclusivamente para esse tipo de demanda, com distribuição de senhas a partir das 10 horas.

A conciliação é muito mais vantajosa que uma ação judicial: é de graça, é rápida (muito mais que o andamento de um processo), não abre possibilidade de recurso da decisão e, como as partes encontram uma solução juntas, raramente o acordo é descumprido. Cerca de 90% dos casos da área de Família que participam da Semana Nacional da Conciliação terminam com acordos.

Qualquer pessoa do Estado de São Paulo pode se inscrever:

Capital: serão aceitas demandas processuais (que já contam com ação em andamento na Justiça) das áreas Cível e de Família. Também pré-processuais (casos que ainda não foram judicializados), neste caso, apenas para questões de Direito de Família. As sessões de conciliação pré-processuais acontecerão no Parque da Água Branca.

Interior e litoral – apenas demandas processuais, das áreas Cível e de Família.

Há ainda a possibilidade de inscrição para ações em grau de recurso na área de Direito Privado. Basta selecionar a opção “2ª Instância” e preencher os dados do processo. Serviço Inscrições para a Semana Nacional da Conciliação em SP www.tjsp.jus.br/conciliar Período de inscrição: de 8/9 a 12/10 Data do evento: 23 a 27 de novembro

Conrado Ramazini
Perito Contábil
CRC SP260301

Formado em Ciências Contábeis (2011), atuando como Perito Contábil Assistente e Judicial desde 2012, após diversas experiências nas áreas financeira e administrativa.

bottom of page