top of page

O que é necessário para abrir um escritório de advocacia de sucesso


Para abrir um escritório de advocacia de sucesso é preciso ir muito além do conhecimento jurídico e da estrutura para receber clientes. É necessário ter estratégias de marketing, contar com um bom atendimento ao cliente e montar um planejamento administrativo extremamente eficaz. Quer saber por onde começar? Então confira agora mesmo algumas medidas essenciais para transformar seu escritório de advocacia em um empreendimento bem-sucedido:

Decida se terá sócios ou se empreenderá sozinho

Nem todos os advogados têm a habilidade de empreender sozinhos, seja porque se sentem mais seguros em meio a um grupo de profissionais ou porque se julgam mais fortes apenas em determinadas áreas. E muitas vezes é a inabilidade de lidar com aspectos administrativos e mais burocráticos que os incentiva a buscar um sócio disposto a enfrentar essas atividades no âmbito da sociedade.

Contudo, assim como qualquer outra sociedade, também na advocacia é imprescindível conhecer o perfil do futuro sócio a fundo, definindo muito bem os papéis que serão exercidos e encontrando alguém com quem seja possível trabalhar. Claro que desentendimentos sempre ocorrerão, mas é importante que todos os sócios sejam profissionais e possam superar essas adversidades sem maiores problemas.

Escolha o regime de tributação do seu escritório

Hoje em dia, escritórios de advocacia têm bem mais opções em relação aos regimes de tributação que querem adotar. Assim como outros diversos tipos de sociedade, é possível optar por regimes como o Simples Nacional, a tributação por lucro real e a tributação por lucro presumido.

Ainda que você seja um advogado tributarista e tenha conhecimentos mínimos sobre esses regimes, é importante que um escritório contábil o assessore a encontrar aquele modelo que mais se adequa às características — relativas a tamanho, volume de dividendos e assim por diante — de seu escritório.

Defina estratégias de prospecção de clientes

Quem escolhe abrir um escritório de advocacia deve definir, desde o início, suas estratégias de prospecção de clientes. Atualmente, contar apenas com o boca a boca de antigos contatos não é mais suficiente para trazer um fluxo significativo de pessoas à procura de seus serviços. É preciso também pensar em estratégias de divulgação, como um clipping jurídico, mailing, site do escritório e encontros para a apresentação de seus serviços.

Lembre-se de, como sempre, respeitar as regras do código de ética da profissão, principalmente no que diz respeito às diretrizes de publicidade. Afinal, nada melhor do que começar a traçar seu caminho para o sucesso profissional com o pé direito, não concorda?

Passe para o planejamento da estrutura do escritório

Qual o tamanho ideal da infraestrutura do seu escritório? Pois saiba que isso depende, primeiramente, do número de profissionais que trabalharão com você — desde sócios e advogados, passando pelos estagiários, incluindo as secretárias e os servidores administrativos.

Além disso, é sempre interessante pensar em espaços de expansão das atividades, principalmente para escritórios menores, que ainda pensam em um crescimento a curto e médio prazos. Esses fatores devem ser considerados no aluguel das salas, na compra de móveis e em todos os outros aspectos da estrutura física do escritório.

Saiba exatamente onde buscar investimentos

O investimento inicial para a montagem de um escritório geralmente parte dos próprios sócios, ainda que seja possível buscar investidores externos para esses empreendimentos. Vale ressaltar que cada escolha tem suas vantagens e, obviamente, suas desvantagens.

Empréstimos bancários podem ser uma boa opção, desde que seja possível arcar com os custos de um financiamento com juros e que seu escritório realmente prospere já nos anos iniciais de trabalho. O investimento pessoal dos sócios também é uma opção para escritórios menores, com poucos profissionais, uma vez que é uma escolha que envolve muitos riscos e torna muito pessoais as relações de trabalho no âmbito profissional.

Conrado Ramazini
Perito Contábil
CRC SP260301

Formado em Ciências Contábeis (2011), atuando como Perito Contábil Assistente e Judicial desde 2012, após diversas experiências nas áreas financeira e administrativa.

bottom of page