top of page

3 desafios para advogados autônomos (e como resolvê-los)


Segundo dados de 2014 da Receita Federal, no Brasil há cerca de 2,5 milhões de profissionais autônomos. Se fizermos um questionário às pessoas, perguntando o que eles acham de trabalhar de modo autônomo, provavelmente a maioria delas associará esta possibilidade a palavras como liberdade e independência. Resumindo, todos verão de maneira positiva. Mas o que poucos imaginam é que, como a configuração do modo de trabalho é diferente, ser autônomo cria novos desafios.

Planejar

Um erro bem comum de alguns profissionais autônomos é não planejar, simplesmente porque não tem de prestar contas a ninguém. É o famoso ‘está tudo aqui dentro da cabeça’, quando na verdade os planos deveriam estar documentados em planilhas e gráficos com projeções. Passar para o papel o que se pretende é uma forma do profissional assumir um compromisso consigo mesmo. Quando os projetos de crescimento estão apenas pensados (e não documentados), se tornam abstratos e acabam sofrendo várias alterações, sem ter metas concretas e traçadas a médio e longo prazo.

Outra característica é que o ganho mensal de um autônomo não é fixo e pode variar de acordo com os casos e trabalhos que atender. Novamente surge a necessidade do planejamento. Dessa forma, o profissional poderá converter esta inconsistência que existe de um mês para outro numa progressão.

Ser autogerenciável

Embora pareça óbvio, é importante sempre lembrar que, como não estão inseridos em uma hierarquia empresarial, os advogados autônomos são seus próprios chefes. Tomar decisões, priorizar atividades e lidar com dificuldades são tarefas recorrentes, assim como ter a compreensão global de tudo o que está acontecendo com seus clientes e trabalhos.

Mas trabalhar como autônomo não significa trabalhar sozinho. Muitos afazeres do diaadia são monótonos e repetitivos. Aqui o advogado pode pensar na automatização. Com a contratação de um sistema para advogados, por exemplo, já pode se economizar tempo e dinheiro, automatizando a consulta processual e criando ambientes online para agendas e pastas com os documentos anexos a cada processo.

Conquistar networking

Prospectar clientes talvez seja o maior desafio, já que a estrutura de um autônomo é menor, não contém placa nem uma sala que tenha boa visibilidade dos transeuntes. Além, claro, do número de contatos ser menor, pois trata-se de apenas um profissional. Por isso é importante estar sempre atento ao networking, buscando ampliá-lo:

· Participando de eventos e palestras que reúnam outros profissionais da área;

· Criando espaços na internet sempre atualizados e interessantes (um site, um blog, o LinkedIn).

· Especializando-se naquilo que você mais gosta no direito. Isso também auxiliará na escolha dos eventos e dos contatos que você precisará para ampliar sua rede.

Conrado Ramazini
Perito Contábil
CRC SP260301

Formado em Ciências Contábeis (2011), atuando como Perito Contábil Assistente e Judicial desde 2012, após diversas experiências nas áreas financeira e administrativa.

bottom of page