top of page

Os escritórios na era digital aliada às novas ferramentas jurídicas


A internet, aliada às novas ferramentas digitais recentemente incorporadas ao meio jurídico são o futuro da advocacia e podem auxiliar e muito, quem está começando e até quem já possui renome na área. Saber explorar corretamente tais estratégias pode proporcionar maior reconhecimento, economia, visibilidade, novos clientes e, consequentemente, bons resultados. Pensando nisso, listamos algumas oportunidades oferecidas pela tecnologia que podem mudar os rumos de seus negócios. Confira.

As novas tecnologias Diariamente surgem novidades no meio tecnológico que atraem empreendedores devido à inovação e praticidade de seu uso. O Marketing Digital ,por exemplo, aproximou advogados das redes sociais e blogs e possibilitou um contato direto com o público que antes não existia. Produzir conteúdo e criar laços com as pessoas que demonstraram interesse em seu serviço, mas que ainda não são clientes – é uma das estratégias mais utilizadas por quem adotou a presença atuante na internet.

Websites e portais já são utilizados há algum tempo pelos profissionais da área, mas com a evolução dos smartphones e a possibilidade de acesso imediato a aplicativos, vídeos e imagens, essa relação estreitou-se ainda mais e quem aproveita este tipo de oportunidade com certeza sai ganhando.

O Direito na era digital envolve a presença nas redes sociais, digitalização de processos, gestão de conteúdo, arquivos em nuvem, softwares de desempenho, ou seja, as ferramentas são muitas e utilizá-las da melhor forma só depende do profissional, que deve conhecer os seus objetivos e necessidades visando obter os melhores resultados possíveis.

Diversas empresas especializadas em gestão surgiram de acordo com o crescimento e avanço do meio digital no mercado de trabalho. Elas auxiliam o empreendedor que não possui o conhecimento necessário na área a compreender e encontrar a finalidade de cada uma destas soluções tecnológicas, através de detalhes e pequenas atitudes que podem alterar a forma de gerir o seu escritório e consequentemente alavancar os seus resultados.

Como se manter atualizado? A parte mais difícil de quem decide entrar de vez no mundo virtual talvez seja acompanhar a rápida evolução da tecnologia e o surgimento de novas soluções que assolam o mercado atualmente, pois o que é novidade hoje pode ser obsoleto amanhã, exigindo assim, rápida adaptação por parte do profissional.

Para se manter atualizado é preciso estar atento às principais novidades que circulam pela mídia ou pelas redes sociais, além de compreender que a comunicação faz parte do caminho para o sucesso, seja com outros advogados ou com especialistas na área: você deve sempre estar bem informado, estabelecer uma relação e comunicar-se com quem convive no seu meio e fora dele também.

Desenvolva relacionamento com outros advogados e com firmas de todos os portes, troque informações e filtre o que for importante para o seu negócio. Esteja sempre pronto para aprender: o constante movimento da tecnologia requer o seu esforço.

Dicas de ferramentas – Gadgets e apps Para quem quer experimentar as vantagens que algumas ferramentas básicas podem proporcionar, preparamos algumas dicas.

Dropbox: é uma plataforma virtual com acesso remoto onde você acessar a sua pasta de documentos onde quer que esteja.

DocuSign: aplicativo que permite ao usuário assinar digitalmente documentos através do celular. Basta abrir o documento em formato PDF, assinar e encaminhar, simples e prático.

Scanner Pro: este aplicativo possibilita que, através do seu celular, você escaneie com precisão documentos físicos e edite arquivos em PDF. Ainda há a possibilidade de enviá-los por email ou armazená-los na nuvem.

Contadores de impressão: este gadget é ideal para quem possui grande demanda de impressões. Ele gerencia de forma automática as impressões fazendo uma contagem e possibilitando que o profissional reduza custos e consuma menos papel e cartuchos de tinta.

Conrado Ramazini
Perito Contábil
CRC SP260301

Formado em Ciências Contábeis (2011), atuando como Perito Contábil Assistente e Judicial desde 2012, após diversas experiências nas áreas financeira e administrativa.

bottom of page